A aliança francesa

No mundo

A Aliança Francesa no mundo

Criada em 21 de julho de 1883 por um comitê de personalidades, dentre as quais Paul Cambon, Ferdinand de Lesseps, Louis Pasteur, Ernest Renan, Jules Verne e Armand Colin, a Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesa fora da França. Para tanto, ela promove o ensino do francês como língua estrangeira e concede certificados específicos de proficiência e conhecimento linguísticos.

A rede da Aliança Francesa compreende escolas na França para a recepção de estudantes estrangeiros e mais de 1.000 estabelecimentos instalados em 130 países, onde estudam cerca de 400.000 pessoas.

Geralmente, os centros locais da Aliança Francesa nascem por iniciativa de pessoas e instituições dos próprios países onde ela vem a se instalar. Cada centro goza de autonomia estatutária e financeira, sendo regido pela legislação local. Porém, todos eles funcionam em estreita relação com a matriz parisiense (Alliance Française de Paris, com sede no Boulevard Raspail, nº 101, no 6º arrondissement, em Paris), que é a proprietária da marca “Aliança Francesa”.

Um dos mais importantes vínculos entre a Alliance Française de Paris e os centros locais, diz respeito à expedição dos diplomas DELF (diplôme d’études en langue française ou diploma de estudos em língua francesa) e DALF (diplôme approfondi de langue française ou diploma aprofundado de língua francesa). Ambos os exames são reconhecidos pelo Ministério da Educação da França.

A aliança francesa

No brasil

A Aliança Francesa no Brasil

Sua primeira Associação foi fundada no Rio de Janeiro, em 1885, apenas 2 anos após a criação da sede, em Paris.

Como na maioria dos países latino-americanos, a presença francesa não se caracterizou por uma imigração de caráter econômico, e sim por um enriquecimento das relações políticas e culturais entre os dois países.

Tanto na Monarquia como na República, a cultura brasileira foi extremamente influenciada por artistas e escritores franceses. Igualmente, os acontecimentos históricos na Europa e, sobretudo na França, favoreceram o desenvolvimento da presença cultural francesa.

Durante a década de 60, foram implantados 10 novos comitês da Aliança Francesa. Em 1979, atingiu-se o número de 30 associações com 50 implantações. O francês era então língua obrigatória no ensino secundário.

Atualmente a rede conta com mais de 40 associações em praticamente todos os estados brasileiros.

Embora todas as Associações sejam jurídica e administrativamente independentes, a coordenação das atividades culturais e dos programas de ensino é garantida pela Delegação geral, situada no Rio de Janeiro.

As Alianças Francesas, que já formavam uma rede solidária, estreitaram ainda mais seus laços em 2001 com a fundação da FEBRAF (Federação das Alianças Francesas do Brasil).

A aliança francesa

em joinville

A Aliança Francesa em Joinville

A Aliança Francesa de Joinville foi fundada em 05/11/1986

Ao longo de seu percurso, a Aliança Francesa Joinville já formou mais de 2000 alunos.

A Aliança Francesa se diferencia das outras instituições de línguas porque é a única que é totalmente dedicada somente ao idioma e à cultura francesa.

No ano de 2001, ocorreu o sesquecentenário de Joinville e foi assinado o acordo de cidades irmãs com Joinville-le-Pont na França tendo sido criado o Comitê que o acompanha, do qual a Aliança Francesa faz parte.

Desde 1995 a Aliança Francesa de Joinville vem realizando, na semana do dia 21 de junho, a Festa da Música, que acontece desde 1982 na França e em mais outros 100 paises.

A Aliança promove também eventos culturais e já trouxe para Joinville peças teatrais, apresentações musicais, exposições de artistas plásticos, mostras temáticas e outros eventos.

A Aliança Francesa de Joinville está localizada na rua Professora Senhorinha Soares, n°62 no Bairro Anita Garibaldi no prédio do Circolo Italiano de Joinville. Suas instalações estão preparadas para propiciar um ambiente agradável e estimulante para os estudantes.
Além de professores qualificados com um alto nível de preparo aprovados em um rigoroso processo de seleção, possui uma midiateca com mais de 200 livros possibilitando ao estudante uma imersão na língua e cultura francesas. A estrutura física da Aliança é dotada de várias salas de aulas, todas climatizadas. O local dispõe também de recepção, secretaria, cozinha didática para aulas práticas, auditório para mais de 100 pessoas e salão multi-eventos.