Aliança Francesa no Mundo

Criada em 21 de julho de 1883 por um comitê de personalidades, dentre as quais Paul Cambon, Ferdinand de Lesseps, Louis Pasteur, Ernest Renan, Jules Verne e Armand Colin, a Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesa fora da França. Para tanto, ela promove o ensino do francês como língua estrangeira e concede certificados específicos de proficiência e conhecimento linguísticos.

A rede da Aliança Francesa compreende escolas na França para a recepção de estudantes estrangeiros e mais de 1.000 estabelecimentos instalados em 130 países, onde estudam cerca de 400.000 pessoas.

Geralmente, os centros locais da Aliança Francesa nascem por iniciativa de pessoas e instituições dos próprios países onde ela vem a se instalar. Cada centro goza de autonomia estatutária e financeira, sendo regido pela legislação local. Porém, todos eles funcionam em estreita relação com a matriz parisiense (Alliance Française de Paris, com sede no Boulevard Raspail, nº 101, no 6º arrondissement, em Paris), que é a proprietária da marca “Aliança Francesa”.

Um dos mais importantes vínculos entre a Alliance Française de Paris e os centros locais, diz respeito à expedição dos diplomas DELF (diplôme d’études en langue française ou diploma de estudos em língua francesa) e DALF (diplôme approfondi de langue française ou diploma aprofundado de língua francesa). Ambos os exames são reconhecidos pelo Ministério da Educação da França.

Aliança Francesa no Brasil

Sua primeira Associação foi fundada no Rio de Janeiro, em 1885, apenas 2 anos após a criação da sede, em Paris.

Como na maioria dos países latino-americanos, a presença francesa não se caracterizou por uma imigração de caráter econômico, e sim por um enriquecimento das relações políticas e culturais entre os dois países.

Tanto na Monarquia como na República, a cultura brasileira foi extremamente influenciada por artistas e escritores franceses. Igualmente, os acontecimentos históricos na Europa e, sobretudo na França, favoreceram o desenvolvimento da presença cultural francesa.

Durante a década de 60, foram implantados 10 novos comitês da Aliança Francesa. Em 1979, atingiu-se o número de 30 associações com 50 implantações. O francês era então língua obrigatória no ensino secundário.

Atualmente a rede conta com mais de 40 associações em praticamente todos os estados brasileiros.

Embora todas as Associações sejam jurídica e administrativamente independentes, a coordenação das atividades culturais e dos programas de ensino é garantida pela Delegação geral, situada no Rio de Janeiro.

As Alianças Francesas, que já formavam uma rede solidária, estreitaram ainda mais seus laços em 2001 com a fundação da FEBRAF (Federação das Alianças Francesas do Brasil).

Aliança Francesa em Joinville

A Aliança Francesa de Joinville foi fundada em 05/11/1986

Ao longo de seu percurso, a Aliança Francesa Joinville já formou mais de 2000 alunos.

A Aliança Francesa se diferencia das outras instituições de línguas porque é a única que é totalmente dedicada somente ao idioma e à cultura francesa.

No ano de 2001, ocorreu o sesquicentenário de Joinville e foi assinado o acordo de cidades irmãs com Joinville-le-Pont na França tendo sido criado o Comitê que o acompanha, do qual a Aliança Francesa faz parte.

Desde 1995 a Aliança Francesa de Joinville vem realizando, na semana do dia 21 de junho, a Festa da Música, que acontece desde 1982 na França e em mais outros 100 países.

A Aliança promove também eventos culturais e já trouxe para Joinville peças teatrais, apresentações musicais, exposições de artistas plásticos, mostras temáticas e outros eventos.

A Aliança Francesa de Joinville está localizada na rua Ministro Calógeras, n°343 11º e 12º andares no Bairro Bucarein. Suas instalações estão preparadas para propiciar um ambiente agradável e estimulante para os estudantes.
Além de professores qualificados com um alto nível de preparo aprovados em um rigoroso processo de seleção, possui uma midiateca com mais de 200 livros possibilitando ao estudante uma imersão na língua e cultura francesas. A estrutura física da Aliança é dotada de várias salas de aulas, todas climatizadas.

Excelente
Com base em 20 avaliações
Gérson D.C.
Gérson D.C.
5. Fevereiro, 2021.
Melhor escolha de idiomas de Joinville! Professores excelentes e ótimo método.
Cátia Cristina
Cátia Cristina
21. Setembro, 2019.
Excelente! Comecei a 1 mês e estou na muito satisfeita! Professor nota 10, com uma didática fácil e compreensiva! Ambiente da escola confortável fui muito bem recepcionada!
Karoline Lemos
Karoline Lemos
26. Julho, 2019.
Um centro de cultura francesa! PRofessores ALTAMENTE qualificados e as aulas muito dinâmicas!! Amo esse lugar!!
Sandro Langer
Sandro Langer
18. Maio, 2019.
Francês como na França, é na Aliança!! Parabéns equipe Aliança Francesa de Joinville!!!
Luciana Schissatti
Luciana Schissatti
17. Maio, 2019.
Frequentar as aulas de francês é muito gratificante! Ao final de cada aula, saio sempre muito motivada a continuar o desafio de aprender esta língua. Conteúdo atualizado, ambiente de ensino moderno, professores excepcionais e uma variedade de atividades extra classe para quem deseja não só aprender com qualidade, mas também se divertir!!!
Adriana Langer
Adriana Langer
17. Maio, 2019.
Excelente escola...professores super qualificados! Ambiente repleto de cultura...onde a cultura francesa se faz presente, não somente em sala de aula, mas também nas aulas de culinária, no cinema francês do auditório, na rádio da AF de Joinville... A França é aqui😉
Marcio Schissatti
Marcio Schissatti
17. Maio, 2019.
Excelente escola para se aprender a língua, cinema, culinária, literatura,....enfim todos os campos da língua, cultura e arte francesas.

NOSSA MISSÃO

MISSÃO

Promover cursos de idiomas dinâmicos e atraentes associados a diversas atividades culturais de responsabilidade social.

VISÃO

Destacar-se no mercado como Centro Cultural de Excelência.

VALORES

Realização de sonhos;
Motivação de alunos, colaboradores e parceiros;
Reconhecimento das qualidades individuais;
Respeito à comunidade;
Promoção da cultura francófona.